Simultaneamente Justo e Pecador

“Latin: Incurvatus in se” (Curvado sobre si mesmo) é uma expressão teológica que descreve uma vida vivida “para dentro” para si mesmo em vez de “para fora” para Deus e para os outros.

O apóstolo Paulo escreveu sobre esta condição na Epístola aos Romanos 7:15, 7:18-19:

Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. […] Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

Foi, talvez, Agostinho de Hipona quem primeiro cunhou a frase incurvatus in se.[1] Martinho Lutero desenvolveu este tema em suas Palestras sobre Romanos e descreveu este estado como:

Nossa natureza, pela corrupção do primeiro pecado, [estando] tão profundamente curvada sobre si mesma que ela não apenas direciona os melhores dons de Deus para si mesma e seu próprio prazer (como é comum entre os legalistas e hipócritas), ou até mesmo usa o próprio Deus, a fim de atingir estes dons, mas também não consegue perceber o quão perversa, egocêntrica, e cruelmente busca todas essas coisas, até mesmo Deus, para seu próprio proveito.”[2]

Isto foi posteriormente aprofundado por Karl Barth para incluir outros pecados além do orgulho.”[2] Acredita-se também que, mesmo que as pessoas estejam justificadas por Jesus pela sua morte na cruz, elas ainda possuem uma propensão para pecar contra Deus por causa dessa condição, ou seja, simul justus et peccator (simultaneamente justo e pecador).

 


1. Matt Jenson (2006). Gravity of Sin. T & T Clark. ISBN 978-0-567-03138-9. Retrieved 2012-11-17.

2. Johnston, Mark (6 July 2009), “6”, Saving God, Princeton: Princeton University Press, p. 88, ISBN 978-0-691-14394-1, retrieved 2012-11-17
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: Incurvatus in se

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre: Incurvatus in se

Anúncios

Um comentário sobre “Simultaneamente Justo e Pecador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s